Crianças com Deficiência - China

O Ministro da Educação Chinês está interessado em promover a qualidade da educação das crianças com deficiência na China e - finalmente - integrá-las nas mesmas salas de aulas que as crianças sem deficiência.

É certo que a notícia vem de onde vem - da própria agência oficial de notícias do governo da República Popular da China - mas não deixa de ser interessante pôr, pelo menos, a hipótese da situação de pandemia que o mundo atravessa ter, de algum modo, mudado a forma de ler a diferença no que toca aos governos de países como a China, tradicionalmente conhecidos (e, talvez, diabolizados) pelo Ocidente como sendo aqueles que violam direitos humanos com a facilidade de quem bebe um copo de água.

A noção de que a Terra, afinal, é redonda veio trazer uma data de problemas ao mundo. Desde então, é muito mais fácil opor o Oriente ao Ocidente. Vingasse a teoria da Terra plana e o Oriente (ou lá o que lhe quisessem chamar) estaria por baixo do Ocidente, e isso, se pensarmos bem, faria do Oriente uma espécie de cave do mundo. Estava por baixo, no piso -1 e era lá, aos olhos dos Ocidente, que deveria estar.

Assim, com esta esfericidade forçada pela evidência, é tudo muito mais difícil. A ser verdade que as crianças com deficiência na China irão ser um pouco mais iguais às outras, o Ocidente, queiramos ou não, tranformará esta verdade numa mentira. É relativamente fácil fazê-lo, como todos sabemos.

(imagem: gravura de Flammarion, autor desconhecido)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Whataboutism(s)

Catarina

Era uma vez (e foi só uma vez)